Por que um Ambiente Comum de Dados é essencial para o seu projeto?

 

Common Data Environment (CDE), traduzido para português, Ambiente Comum de Dados, é um repositório central onde as informações do projeto de engenharia ou arquitetura são armazenadas. É a única fonte de informações do projeto. É usado para coletar, gerenciar, colaborar e compartilhar informações do projeto com a equipe envolvida, seja ela interna ou outros escritórios de projeto.

Um CDE é atualizado em todo o ciclo de vida do projeto. Ele pode conter informações relacionadas a todos os aspectos do projeto, incluindo documentos, contratos, relatórios, licitações e informações de modelo. Um CDE aprimora a colaboração e aumenta a segurança e a capacidade de auditoria dos dados. Ele também simplifica os sistemas e processos usados ​​dentro e entre a empresa e sua cadeia de suprimentos.

O desenvolvimento de um projeto reúne uma ampla gama de pessoas de diferentes disciplinas, e um CDE reúne informações de todos estes que de alguma forma contribuem para a criação ou gestão do projeto.

O uso de uma única fonte de informações incentiva e garante a colaboração entre os membros do projeto. Isso garante as melhores práticas, reduz os erros e evita a duplicação. Um CDE permite que as informações sejam armazenadas em um ambiente seguro. Ele fornece uma trilha de auditoria clara e segura de todas as alterações e tomada de decisões.

Ambiente Comum de Dados e conformidade com BIM

Um CDE segue as recomendações definidas na documentação PAS 1192 e BS 1192. Eles descrevem o que as organizações de AEC (Architecture, Engineer and Construction) precisam fazer para alcançar a conformidade com o Nível 2 de BIM em seus projetos.

O PAS 1192 faz parte da série de documentos e orientações PAS (especificação disponível ao público). Ele descreve a especificação para gerenciamento de informações para a fase de entrega de projetos de construção usando BIM. É um documento de apoio que atinge o Nível 2 de BIM na indústria de AEC.

A série de documentos do PAS busca estabelecer uma estrutura para trabalho colaborativo e requisitos de informação. As diretrizes do PAS estão se desenvolvendo de forma consistente, com revisões de documentos ocorrendo a cada dois anos.

BS 1192 descreve o método para o desenvolvimento, organização e gerenciamento de informações. Deve ser implementado como prática padrão, pois descreve a abordagem das melhores práticas para o trabalho colaborativo em todo o setor de AEC. Ele descreve um processo rigoroso de colaboração e uma política de nomenclatura especificada.

Conforme descrito, a conformidade com o Nível 2 do BIM requer que os projetos funcionem de forma colaborativa. Também requer que os membros do projeto desenvolvam um processo por meio do qual possam gerenciar as informações específicas de seu projeto. Essa colaboração também precisa ser coordenada entre vários sistemas e participantes do projeto. Portanto, para trabalhar em um ambiente BIM, um CDE deve ser a principal prioridade para a equipe do projeto.

Bimcollab Zoom Axial Engenharia Parceiro Oficial

Benefícios de um Ambiente Comum de Dados

Um ambiente de dados comum é uma fonte única de verdade para um projeto. Algumas das principais vantagens da implementação de um CDE incluem:

  • Os membros da equipe do projeto têm acesso às informações mais recentes e atualizadas em uma área compartilhada.
  • As informações estão prontamente disponíveis para todos os membros do projeto a qualquer hora ou local, incluindo documentos e informações de dados. Por exemplo, em um projeto global, os membros da equipe podem participar de qualquer lugar do mundo.
  • As informações compartilhadas são coordenadas, reduzindo o tempo e o esforço necessários para verificar, versão e reemitir informações.
  • As informações do projeto são continuamente atualizadas. Todas as atualizações e alterações registradas em uma trilha de auditoria segura, mantendo uma única fonte de informações.
  • Os projetos são criados em um ambiente BIM e são ajudados a se tornarem compatíveis com o nível 2 do BIM.
  • Qualquer número de documentos pode ser gerado a partir de diferentes combinações de arquivos de modelo.
  • Os membros da equipe do projeto trabalham de forma colaborativa e as melhores práticas são incentivadas e garantidas.
  • As informações podem ser reutilizadas para apoiar o planejamento de construção, estimativa, planejamento de custos, gerenciamento de instalações e muitas outras atividades downstream.
  • Após a conclusão do projeto, as informações dos ativos estão prontamente disponíveis para entrega
Bimcollab Dashboard Axial Engenharia Projetos

Como implementar um Ambiente Comum de Dados

O objetivo de introduzir um CDE é melhorar a criação, o compartilhamento e a emissão de informações dentro de um projeto. Em última análise, garante a entrega de um projeto. Ao implementar um CDE, há uma série de áreas que precisam ser consideradas:

Requisitos do projeto

Ao implementar um CDE, é importante saber qual sistema é mais adequado às suas necessidades. Você precisa garantir que todas as equipes de projeto tenham as informações e plataformas de que precisam.

Nomear um gerente de informações

O gestor da informação é responsável por manter as informações geradas e compartilhadas no CDE claras e compreensíveis.

Estabeleça convenções e um BEP o mais cedo possível

As convenções de nomenclatura de arquivo, por exemplo, devem ser adotadas desde o início para garantir que todos os membros do projeto estejam usando um protocolo padrão.

Implementar um processo de fluxo de trabalho / aprovação

Ele fornece uma compreensão clara de em que estágio as informações se encontram. Mostrando qual trabalho está em andamento, o que foi compartilhado e o que foi publicado.

Espaços de projeto separados

Pode ser necessário dividir o CDE para criar ambientes separados na plataforma central. Isso ajudará a atender às necessidades das diferentes equipes envolvidas no projeto.

Revisões contínuas

Os espaços de trabalho precisarão ser revisados ​​regularmente para garantir que todos os membros do projeto estejam cumprindo com suas obrigações. Isso também é necessário para implementar melhorias, se necessário.

Utilize As Ferramentas de Colaboração da BIMcollab

A BIMcollab simplifica o gerenciamento de problemas e oferece uma maneira estruturada de armazenamento, compartilhamento e solução de problemas, incluindo rastreamento de histórico confiável em qualquer processo de desenvolvimento BIM.

Plataforma de colaboração de problemas para BIM, construída sobre os padrões abertos IFC e BCF amplamente aceitos. As questões BCF contêm todas as informações relevantes que permitem a comunicação sobre os modelos BIM.

Economize tempo e crie modelos BIM melhores com gerenciamento profissional de problemas e validação de modelo integrada. Clique aqui e comece hoje mesmo, sem custo algum.